Ahimsā – Não agressão

7 05 2010

A primeira norma ética definida por Pātañjali Maharsi é ahimsā: não violência. Não violência está presente em vários aspectos do dia-a-dia do sādhaka. Ahimsā não significa apenas não agredir alguém fisicamente. Agressão verbal, moral, intelectual, preconceito contra pessoas de outras classes sociais e etnias, agressão contra animais e contra a Natureza também são formas de ahimsā.

Ter o conhecimento de toda a crueldade que as indústrias da carne impõem aos animais, em especial bovinos, suínos e aves, e depois consumir as carnes advindas destes processos de matança e carnificina é não compreender a essência de ahimsā. Isso também se enquadra na produção de derivados de laticínios e ovos, não esqueça disso !!!

Além de todas estas agressões que um indivíduo pode fazer com outros indivíduos ou com outras formas de vida, existe também à agressão contra si. Essa agressão pode ser física ou mental/emocional. A agressão mental/emocional acontece muito quando a pessoa cai em estados depressivos. A depreciação de si, a auto-punição, a culpa, perda de auto estima e, em casos extremos, a tentativa de eliminar a própria vida são as maiores formas de agressão contra a existência.

Ao executarmos āsanas devemos, acima de tudo, respeitar o nosso corpo, saber ouvir e respeitar os limites de cada músculo e articulação. Deve haver um esforço constante sobre si e um processo de auto-superação (tāpas) durante a execução do āsana. Auto superação sim, auto agressão, não! Esforce-se sempre, mas nunca vá além dos seus limites naturais, lembre-se que qualquer sinal de desconforto é um indicativo fornecido pelo corpo que você está executando um āsana de maneira incorreta.

Ahimsā é um manifesto de amor a qualquer forma de vida, da mais simples a mais complexa. Esse manifesto inclui você, a natureza, todos os seres, as pessoas que você ama e também pessoas que você não ama.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: