Jala Neti Kriyā

7 05 2010

Jala neti é uma prática utilizada tanto no Yoga quanto na medicina ayurvêdica e que tem por finalidade promover a limpeza das narinas. Podemos ser feito antes de práticas de prānāyāmas e āsanas. Para o processo utilizamos água tratada, um recipiente chamado lota, espaço para escoar a água e orientação de um professor de Yoga com experiência nessa kriyā de limpeza.

Benefícios:

Elimina excesso de muco na cavidade nasal, remove as impurezas advindas da poluição da rua, desobstrui os orifícios de drenagens dos seios faciais prevenindo contra doenças respiratórias tais como resfriados, rinite, sinusite e enxaquecas. O sal atua como agente bactericida, por isso previne de resfriados e dores de garganta, além de efeitos benéficos em olhos, nervos óticos e cérebro. Para a prática do jala neti kriyā utiliza-se um “lota”, uma pequena chaleira ou bule que tradicionalmente é feito de cerâmica. O lota possui um bico apropriado para ser introduzido na narina.

Preparação e execução:

1- Ferva meio litro de água (filtrada ou água mineral) e acrescente uma colher de chá de sal grosso ou sal marinho durante a fervura.
2- deixe esfriar até que a água fique levemente norma, numa temperatura agradável para as narinas. Preencha o lota com a fervida em temperatura morna.
3- incline a cabeça para frente e paro o lado e introduza o bico do lota na narina que está acima.
4- mantenha a boca entreaberta para respirar.
5- Mantenha a cabeça bem na horizontal, o nariz fica acima da linha do ouvido, se o ouvido ficar mais baixo do que as narinas, a água poderá ir para o canal auditivo. Se você fizer na pia do banheiro facilmente poderá ver no espelho a inclinação da cabeça na horizontal.
6- faça de um lado e depois repita o mesmo com a outra narina.
7- assoe bem as narinas para expulsar o resíduo de água. Exale algumas vezes com a cabeça para inclinada para frente, para os lados e para trás.

Um dos melhores horários para fazer o Jala Neti Kriyā é pela manhã, ao acordar. Podendo ser feito com tranquilamente até o fim da tarde. Evite fazer logo antes de dormir, se restar um pouco de água acumulada na cavidade nasal, a água poderá se direcionar para ao canal auditivo quando você estiver deitado, gerando desconforto ou até dor de ouvido.
Evite a prática desta kriyā se estiver com alguma irritação, sensibilidade ou sangramento nas narinas. Se sentir ardência nas narinas reduza a quantidade se sal durante a fervura da água.
Após utilizar o lota, lave e seque bem e mantenha-o livre de poeira. Jala neti é uma prática relativamente simples de fazer, mas o ideal é que ela seja acompanhada de alguém que já tenha experiência nesta prática de purificação das narinas.

video explicativo e sem vinculos algum o idealizador do video

abraços,
Mahadeva (Daniel Nodari)
om shanti


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: