Prāṇāyāma: controle da energia vital

7 05 2010

Prāṇāyāma é uma das técnicas mais conhecidas do Yoga. A pessoa leiga pode até não saber o nome desta técnica em sânscrito (Língua vernácula do Yoga), mas automaticamente associa o Yoga a aprender a respirar corretamente e buscar uma melhor qualidade de vida através da respiração. Isso é o passo inicial para o prāṇāyāma, primeiro aprendemos a utilizar todo o potencial respiratório para depois canalizar todo o potencial energético (pránico) visando o despertamento da energia da śaktī kundalinī. Porém prāṇāyāma não deve ser confundido apenas como exercícios respiratórios, prāṇāyāma é acima de tudo uma grande prática para ampliar a nossa carga de energia vital e a respiração pelas narinas é apenas uma das formas de ampliarmos essa energia em nós. Prāṇā também pode absorvido pelos alimentos, líquidos, Sol e pelo pensamento positivo e convivência dos Gurus e Mestres.

Prāṇā significa energia vital, força energética ou bio-energia cósmica e que está presente na natureza. Yāma significa expansão, extensão, propagação, sendo assim, prāṇāyāma é o nome das técnicas respiratórias de domínio e expansão de bio-energia cósmica.

Segundo Sri Swami Sivananda “o objetivo principal do prāṇāyāma é unir prāṇa ao apāna e levar lentamente o prāṇāyāma unido na direção da cabeça. O efeito, ou fruto, do prāṇāyāma é Udghata, ou seja, o despertar da Kundalinī adormecida.” (Sivananda, Swami. A ciência do Pranayama. Pg 18.).


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: