Santośa – Contentamento

7 05 2010

Santośa significa contentamento, alegria. Buscar manter a mente focada no estado de contentamento o contentamento independente da situação.

É natural e faz parte da natureza humana sempre querer mais e de nunca estar satisfeito com o que possui, por isso que as pessoas esquecem de si mesmas e nunca conseguem encontrar santośa. Sendo assim, buscam assim falsas sensações de alegria e contentamento através de objetos e bens materiais. Isso é uma ilusão, não é a verdadeira felicidade, isso é apenas um estado emocional momentâneo.  Muitas pessoas que não são felizes, que não se contentam com nada, não admitem que as outras pessoas também possam ser felizes. Se você está muita fase ruim e não se contenta com nada, tenha certeza que sempre existe alguém que está numa situação pior que a sua e que gostaria de ter a mesma situação financeira ou situação física que a sua. Se você não encontra contentamento nas coisas e na vida que tal visitar uma instituição de crianças com deficiência física e mental? Que tal visitar asilos? Que tal visitar pessoas terminais com câncer? Se você fizer isso e dedicar um pouco da sua vida ao altruísmo você vai parar de reclamar da sua vida e perceberá muito rapidamente que você vive é na verdade muito bem e sem problemas.

Quantas vezes ao dia você percebe que está vivo? Você já pensou na dádiva que é ter nascido como um ser humano e poder desfrutar conscientemente de toda essa natureza que o cerca? Isso por si só já deveria ser o maior estado de contentamento.

Mas e quando passamos por más situações e perdemos santośa? Se você realmente possui este estado interno você não perde este estado interno. Tenha sempre em mente que tudo é impermanente no universo, se você está passando por uma fase ruim tenha certeza absoluta que essa fase ruim é impermanente. Mantenha a mente focada no sādhana, nos Yama e Niyama de Pātañjali, cante bhajans para preencher a mente com pensamentos divinos, faça altruísmo, dedique tempo aos outros, leis as escrituras, inspire-se nos ensinamentos de Krsna na Bhagavat Gītā, os livros dos Guru e busque forças no seu Ista Devata.

Transforme as situações negativas nos seus opostos e vivencie a alegria da estar evoluindo. Seja um sakśin, mantenha a mente sempre consciente de tudo que está fazendo e testemunhe a própria existência.

Saber lidar com os truques da mente é um sinal de auto-conhecimento e só obterá um bom estado de contentamento e alegria aquele que conseguir dominar pensamento e emoções através da meditação. Isto é auto-conhecimento. Isso é alegria.

Santośa é o prazer de estar vivo e de ter total consciência da existência. A alegria de praticar, a alegria de executar um āsana, o estado de paz e felicidade obtidos em uma meditação, a alegria de observar um pássaro voando, a alegria de estar com amigos, tudo isso constitui santośa. Vivencie a alegria de cada momento da vida e principalmente, vivencie com o máximo de intensidade cada instante. Perceba que toda a situação negativa é na verdade um grande aprendizado. O universo está sempre colocando situações diante de você, como se fosse provações para medir a seu sādhana. Quando você menos imaginar, você estará numa situação em que terá que manter a mente focada nos Sūtras de Pātañjali.

OM TAT SAT= Mahadeva


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: