Satya – Veracidade

7 05 2010

Satya significa verdade, ser verdadeiro. Primeiramente o aspirante deve aplicar satya consigo mesmo e depois observar como satya está presente no dia-a-dia. Somente vivenciando e compreendendo a essência de satya consigo mesmo é que será possível aplicar satya com as outras pessoas. Quem não é verdadeiro consigo não conseguirá ser sincero com os outros.

Satya, além da verdade, ainda inclui os conceitos de sinceridade e honestidade. Omitir a verdade ou deixar que falsas verdades se propagem, tais como boatos e mentiras, consiste em não estar cooptando com satya. Seja sempre sincero, honesto e verdadeiro consigo mesmo que satya surgirá como uma das conseqüências desta sinceridade. Aplicando satya não significa que você seja obrigado a falar tudo que estiver a sua mente, isso às vezes pode ferir os sentimentos das outras pessoas. Existem muitas formas de falar a mesma verdade, seja delicado e pense em palavras certas antes de simplesmente sair falando.

A mente estando em um nível maior de pureza (sattva) se torna apta a um processo de auto conhecimento fruto do processo meditativo. Por outro lado se a mente estiver impura, por mentiras e vários outros atributos negativos, não será possível conquistar um estado de pureza mental, pois a mente sempre estará perturbada com as suas mentiras e energia negativas. Abhyasa (prática diligente) é o grande caminho para o processo de purificação mental, quando quebramos a disciplina do sādhana a mente se torna fraca e propicia à impurezas e perturbações. Por isso pratique constantemente, mantenha seu prāna em equilíbrio e tenha força mental para manter-se em estado de satya.

Om Namah Śivaya

Daniel Nodari (Mahādeva) é professor de Yoga, Historiador e Músico em Porto Alegre e diretor do Yoga Shamkara em Cachoeirinha/RS.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: