Śauca – Limpeza

7 05 2010

O Yogin valoriza o seu corpo de maneira completamente oposta ao conceito de valorização do corpo assumida pelo homem ocidental, o praticante desta nobre filosofia se preocupa com seu o interior e não simplesmente com a imagem que é exposta as pessoas.

A purificação externa é simplesmente uma conseqüência da purificação interna. O corpo físico é simplesmente um reflexo externo do interior. Mediante as técnicas de purificação corporal (śat karma), o sādhaka vai além das limpezas corporais que as pessoas estão acostumadas, tipo tomar banho diariamente ou escovar os dentes. A limpeza completa de todo o aparelho digestivo, massageamento dos órgãos abdominais, tonificação de nervos e músculos óticos, limpeza das mucosas.

A limpeza do corpo está diretamente associada ao tipo de alimento ingerido, por isso a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, tais como não ingerir carne de nenhuma espécie, não beber, não fumar e não utilização de nenhuma droga também constitui śauca. Alimento gorduroso deixará o seu corpo gorduroso, alimento mau cheiroso deixará o seu corpo mau cheiroso e assim por diante. Para manter seu corpo limpo opte por alimentos mais puros. Faça uma comparação bem simples, olha para o seu prato depois da refeição, se ele ficar limpinho seu corpo também ficará, se seu prato ficar cheio de gordura difícil, com dificuldade de limpar com detergente, assim seu o corpo também estará. Por isso o vegetaríamos pode ser considerado uma alimentação mais limpa, sem violência e ecologicamente mais correta.

Mas somente os cuidados com a higiene e alimentação não são suficientes, devemos também limpar a mente de pensamentos viscosos, tipo raiva, ódio, ciúmes, inveja ou qualquer outra forma de pensamentos negativos.

Limpeza e purificação do corpo e mente auxiliam na purificação das nādīs (condutos astrais por onde o prāna circula em prāna maya kośa [corpo feito de energia]). Se as nādīs estão obstruídas pelas impurezas físicas, mentais e emocionais, o processo de circulação da energia vital (ou prāna) não fluirá, com isso cakras e kundalinī não serão ativados. Com a energia estagnada o corpo físico acaba sofrendo as conseqüências na forma de doenças. O corpo físico adoece pelo adoecimento dos corpos energético, mental e emocional. Se mantivermos a mente saudável o corpo físico também será saudável e livre de doenças. Por isso a importância de manter o corpo livre de impurezas.

Também mantenha o seu local de prática sempre limpo e arejado. Poeira, pó e sujeira em geral significam estagnação da energia. Não deixe esse tipo de energia tamassica estagnar perto de você. Acenda incensos que também ajuda na purificação da energia do ambiente. Śauca, portanto significa manter um estado de limpeza física e energética dos locais que você circula.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: