Tapah – Auto-superação

7 05 2010

A auto-superação é uma prática constante e deve estar sempre presente na vida do yogin. Tapah ou Tapas significa calor, intensidade na disciplina, austeridade, auto superação.

Tapas é a própria prática de disciplina e por isso está em todos os aspectos da vida do sādhaka (praticante). Levar consigo as normas éticas (Yama e Niyama) no dia-a-dia é tapas. Ter paciência e não negligenciar o sādhana é tapas. Buscar a cessação de toda a agitação mental e fluir em dhyāna (meditação) é tapas. Acordar meia hora mais cedo todos do que o habitual para praticar meditação é tapas. Cultivar sempre pensamentos positivos é tapas. Transformar os pensamentos negativos em pensamentos positivos é tapas. Se preocupar com a felicidade dos outros, indiferente do credo, dogma, filosofia, sexo, idade e auto superação.

A aplicação de Tapas na execução de um āsana (postura) é tão importante quanto em qualquer outra técnica do yoga. Se quiseres ter perfeição em āsana, perfeito, utilize tapas e evolua, mas sempre lembre de ter o mesmo anseio em evoluir em dhyāna. Tenha o mesmo desempenho em dhyāna, japa, prānāyāma etc… Existe uma tendência moderna e ocidental de achar que o Yoga é āsana, de comprimir a filosofia do Yoga nessa prática de Hatha Yoga. Pelos Sūtras de Pātañjali o āsana é apenas um oitavo do processo evolutivo, pois isso busque equilibrar a sua prática de maneira harmoniosa.

Por mais que busquemos vários termos para definir este Niyama, duas palavras podem expressar bem este conceito de forma bem direta: disciplina e foco na prática. Se você tem foco e sabe aonde quer chegar com a sua prática de Yoga, terá disciplina para buscar os objetivos. Terá uma imensa força de vontade para superar todos os obstáculos par alcançar os objetivos do sādhana espiritual do Yoga.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: