GUNA TRAYA: os atributos da natureza

23 06 2011

Gunas são os atributos da natureza (prakrití) e a forma de manifestação da natureza é conseqüência direta da ação destes atributos sobre a própria natureza e todos os seres. Gunas constituem desde a complexidade do sistema galáctico até os nossos mais íntimos pensamentos.

Guna traya é um termo que designa o conjunto dos três gunas, as três formas de manifestação de prakrití. Os três gunas são:

-Tamas Guna (inércia, inação, letargia, passividade)

-Rajas Guna (movimento, ação, atividade)

-Sattva Guna (harmonia, equilíbrio, estabilidade)

Estamos sempre buscando paz, equilíbrio e harmonia na vida. Para isso se tornar possível você deve primeiramente buscar um estado de paz consigo mesmo, somente obtendo paz interna é que você poderá também estar em paz com as pessoas que estão ao seu redor. Este estado de paz denominado “shanta” é um estado adquirido quando sattva guna preenche a mente, ou seja, quando a harmonia e equilíbrio estão efetivamente presentes dentro de você. Quando você acaba uma prática de yoga você sente aquela sensação de paz e leveza interna, isso é sattva guna agindo sobre o seu ser.

Para termos equilíbrio e harmonia, devemos observar como estes gunas agem sobre o seu ser e buscar o equilíbrio entre eles.

O excesso de rajas guna torna a pessoa hiperativa, com vontade de fazer tudo ao mesmo tempo e devido esta hiperatividade a pessoa acaba fazendo nada bem feito. Devido ao excesso de atividade mental, que se reflete diretamente na parte física, a pessoa deixa de viver a vida como deveria e acaba vivendo em constante situação de estresse. Pessoas rajasicas estão sempre preocupadas, reclamando de falta de tempo, sempre pensando em suas atividades futuras, escravas do relógio, suas mentes estão sempre horas e dias à frente do tempo real devido aos excessos de compromisso e cobranças, sempre estressadas, com esgotamento físico e mental, ou seja, não se dão conta da preciosidade que é a própria vida e que esta vida que vivem acontece neste exato momento e não no tempo futuro, isso ocorre pelo fato de estarem sempre com os pensamentos voltados para o futuro e não no agora.

Se durante uma prática de meditação rajas guna estiver predominando na consciência (chitta), você não conseguirá eliminar com facilidade os turbilhões de pensamentos da mente pois esta estará muito ativa e com muita rapidez irá saltar um pensamento para outro. Faça pránáyámas mais suaves e profundos, cante mantras, observe uma alimentação mais rica em prána (de preferência uma alimentação vegetariana), evite bebidas alcoólicas, café, chá verde, chimarrão, cebola, alho, pimentas, açúcar, chocolates, tabacos, entre outros estimulantes.

Pessoas com tamas guna predominante estão sempre desanimadas, cansadas, atrasadas, sem vontade de sair de casa, de passear, de ir em eventos sociais e culturais, tudo é difícil, estão sempre sonolentas, tudo é complicado, estagnadas profissionalmente e emocionalmente, desistem facilmente ao se depararem com qualquer dificuldade, acham mais fácil permanecer em um estado depressivo do que dar a volta por cima, a mente preguiçosa tornará o corpo preguiçoso e a falta de atividade física pode acabar gerando vários problemas de saúde física, mental e emocional.  Pessoas com tamas guna predominante estão sempre com o pensamento voltado para o passado, se remoendo com situações e sentimentos que ocorreram no passado o que acaba afetando muito os estados emocionais do tempo presente. Também deixam de viver a vida que ocorre no agora, neste instante, as suas mentes estão sempre em estados mais obtusos, letárgicos, nostálgicos associados às memórias e experiências vividas no passado.

Se durante uma prática de meditação tamas gunas predominar, a mente estará cansada e não conseguirá manter o fluxo constante de atenção necessária para a prática, faltará assim força mental, determinação e vontade. Faça pránáyámas de natureza mais dinâmicos (bhastriká, kapálabhatí), faça vários ciclos de súrya namaskara, cante mantras, pratique ásanas musculares, permaneça mais tempo em invertidas sobre ombros ou cabeça, evite alimentos pesados e intoxicantes para o corpo tais como carnes (todos os tipos), ovos, junkie food, fast food, frituras, gorduras, congelados, enlatados, drogas e opte também por uma alimentação vegetariana.

Para atingirmos um estado de shanta a mente deve estar em perfeita harmonia, deve ocorrer o predomínio de sattva guna.  Assim estamos sempre buscando um equilíbrio entre rajas e tamas visando sattva guna. Svadhyaya, a prática do auto-estudo exposta no Yoga Sútra de Pátañjali é uma excelente via para o aprimoramento da percepção de como estes gunas estão atuando sobre o seu ser.

Vamos compreender como os gunas atuam em alguns aspectos da prática do yoga. Observe, por exemplo, os seus ásanas de equilíbrio (ex: garudásana, vrikshásana), você busca a estabilidade e firmeza no ásana, quando as relações de movimento (rajas) e inércia (tamas) estiverem em perfeita harmonia (sattva) você estará em equilíbrio no ásana. Observe-se em yoganidrá ou na prática do relaxamento após os ásanas: durante a prática de ásanas o corpo estava ativo (rajas), no relaxamento o corpo está inativo (tamas), no plano mental a mente atinge um estado de harmonia (sattva) entre os dois gunas anteriores, com isso se obtém a sensação de energização do corpo, relax, equilíbrio emocional, serenidade nos pensamentos e paz , assim você está preenchido em sattva guna.

Agora é só estender este conceito de guna traya para as outras práticas do yoga e para os vários aspectos do seu dia-a-dia. Assim você facilmente compreenderá como este conceito de movimento-inércia-harmonia está presente em praticamente tudo. Pare e reflita, nem que seja um pouco, sobre guna traya e como esses princípios da natureza atuam sobre a sua vida. Boa reflexão!

Sempre agradeço aos ensinamentos que venho recebendo do legado deixado pelos Mestres Sri Svami Sivananda e Svami Vishudevananda:

Om Bolo Sat Guru Sivananda Maharaj ki! Jai!

Om Bolo Svami Vishnu Devananda Maharaj ki! Jai!

Om Aim Saraswatyai Namaha – Daniel Nodari Mahadeva


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