Mahā Lakṣmī

23 06 2011

Lakṣmī é a deidade associada à riqueza, fortuna, fartura, beleza, bondade, generosidade, prosperidade e amor. Quando se fala em fortuna e riqueza, a primeira coisa que nos vem a mente é apenas riqueza financeira, as energias de Lakṣmī Mā (Mãe Lakṣmī) devem ser compreendida para todos os tipos de riqueza que possamos possuir: fortuna material, mental, emocional e espiritual. Não é possível administrar apenas uma riqueza financeira se não tivermos fortuna mental e paz de espírito. Lakṣmī é a esposa de Viṣnu, aquele que é o sustentador do universo e que busca mantê-lo em coesão pacifica. Quando fazemos invocação a Lakṣmī Mā estamos então buscando despertar amor, fartura, riqueza e poder.

As iconografias que facilmente atribuímos à Deusa são: o cântaro de onde jorram moedas de ouro, as flores de lótus que ela segura nas mãos, o lindo sari vermelho com bordados dourado, colares, brincos, adornos e ela se encontra sentada sobre uma enorme flor de Lótus. Sempre com a Mitra, a coroa que representa o Monte Meru (a morada dos Devas, Deuses) e suas imagens tradicionalmente encontra-se a cruz suástica, é um símbolo de auspiciosidade, pois ele representa vitória, sucesso e prosperidade.

Os seus braços sempre carregam os atributos que nos ligam ao plano físico e aos planos espirituais. Com quatro braços encontramos as formas de Gaja Lakṣmī, Aishwarya Lakṣmī e Adhi Lakṣmī; com seis braços: Dhana Lakṣmī e Santhana Lakṣmī; e com oito braços: Dhānya Lakṣmī, Veera Lakṣmī e Vijaya Lakṣmī.

Ata Lak ou as oito formas de Deusa-Mãe Lakṣmī, são oito formas de adoração à deusa e cada forma esta associada a um ideal a ser alcançado. Cada encarnação ou aspecto é chamado de “vrata”, para alcançarmos as graças de um determinado vrata, a adoração deve ser feita fé, sinceridade e manter a mente livre de egoísmo. As suas mãos quando vazias estão sempre em gestos chamados mudrā: Abhaya Mudrā, gesto de Proteção no caminho espiritual e da devoção; e Varada Mudrā, gesto que concedo os dons.

Santhana Lakसन्तान लक्ष्मी

Protetora de toda a Riqueza Familiar, principalmente as crianças. A adoração a esta forma da Mãe-Divina é considerada como um grande tesouro, com ela que concederá vida longa e saudável à família e as crianças. Lakṣmī aparece nessa forma com Seis braços, carrega dois kalashas (jarro de água de bonze com folhas de manga e côco), a espada escudo, uma criança no colo, uma mão com Abhaya Mudrā e a outra segura uma criança. A criança segura uma flor de lótus.

Gaja Lak गज लक्ष्मी

Rainha Universal com seus dois elefantes que atendem todas as preces e orações. Lakṣmī de quatro braços, com sari vermelha ou rosa, carrega duas flores de lótus, com dois braços em Abhaya Mudrā e Varada Mudrā, cercado por dois elefantes que banham a Deusa com kalashas  (potes de água).

Aishwarya Lakऎश्वर्य लक्ष्मी

Àquela que encerra a totalidade do conhecimento, tanto material quanto espiritual.

Lakṣmī de quatro braços, aparece com sari branco, leva duas flores de lótus, com dois braços em Abhaya Mudrā e Varada Mudrā. Aishwarya Lakṣmī significa literalmente a “Deusa da riqueza”.

Dhānya Lak धान्य लक्ष्मी

Àquela que alimenta o mundo, concedendo a Riqueza nas plantações e principalmente boa colheita dos grãos. Dhānya Lakṣmī tem oito braços, veste sari verde, em suas mãos carrega duas flores de lótus, gada (a maça de guerra), cana de açúcar, folhas e grãos de arrozal, cacho de banana, símbolos que representam a prosperidade das plantações e dos alimentos e nas outras duas mãos Abhaya Mudrā e Varada Mudrā. Esse vrata de Lakshmi está também associado à prosperidade e riqueza dos lares e comércios. Dhānya Lakṣmī significa literalmente ” Lakṣmī como deusa dos grãos”, a doadora de riqueza agrícola.

Adhi Lak आदि लक्ष्मी  Mahā Lak महा लक्ष्मी,

Mãe Divina e fonte de todo o poder de Viṣnu. Adhi Lakṣmī tem quatro braços, carrega uma flor de lótus, uma bandeira branca e nas outras mãos faz Abhaya mudrā e Varada mudrā. Adhi ou Adī Lakṣmī significa “primeira Lakṣmī” ou “Lakṣmī primordial” enquanto Mahā Lakṣmī significa a “Grande Lakṣmī”.

Vijaya Lak विजय लक्ष्मी Jaya Lak जय लक्ष्मी

Aquela que nos concede a vitória sobre obstáculos e problemas do dia a dia, sejam profissionais ou pessoais. Vijaya ou Vijay significa vitória. Conquistar a vitória dos obstáculos da vida. Vijaya Lakṣmī possui oito braços, com roupas vermelhas, carrega chakra, shakha (concha), espada, escudo, flor de lótus, pasha e em duas mãos restantes Abhaya Mudrā e Varada Mudrā. Vijaya Lakṣmī significa literalmente a “Lakṣmī Vitoriosa”. Vijaya Lakṣmī, portanto é aquela que concede as vitórias, não só em batalhas reais ou campais, mas nas mais difíceis batalhas que travamos no dia a dia em busca dos nossos objetivos de vida.

Dhana Lak धन लक्ष्मी, 

Aquela que concede todo tipo de riqueza. Dhana significa dinheiro. Dhana Lakṣmī possui seis braços, vestida de vermelho, carrega o chakra (disco), shankha (concha), kalasha (jarro de água com folhas de manga com um côco) ou Amrita Kūmbha (um jarro contendo Amrita, elixir da vida e longevidade), arco e flecha, flor de lótus e em uma das mãos com abhaya mudrā, na qual do centro da palma da mão jorra moedas de ouro.

Dhairya Lak धैर्य लक्ष्मी ou Veera Lak वीर लक्ष्मी 

Aquela que nos fornece a força, saúde, poder e coragem necessária para enfrentarmos qualquer tipo de sacrifício. Veera Lakhsmi tem oito braços, roupas vermelhas, carrega Chakra (disco), shankha (concha), arco, flecha, espada ou trishula (tridente de Śiva), barra de ouro e em duas mãos restantes Abhaya Mudrā e Varada Mudrā. Dhairya Lakṣmī significa literalmente a “coragem de Lakṣmī” e vīra Lakṣmī significa literalmente “valorosa Lakṣmī”. Lakṣmī neste vrata é aquela que concede os calores nas batalhas, coragem, determinação, e força para superarmos os obstáculos da vida.

Lak Pūjā (ritual de adoração à Deusa Lakṣmī)

Os rituais de adoração (Pūjā) fazem parte da rotina diária hindu e nos fazem sempre recordar  que devemos deixar de lado o nosso orgulho e egoísmo e agradecer com humildade  as graças alcançadas ou a serem alcançadas.  Temos sempre como base espiritual a força intrínseca das deidades, que através dos rituais de adoração e devoção nos conferem os mais diversos atributos e forças internas para vencermos a batalhas do dia a dia. Pūjā acima de tudo é um ritual de purificação, agradecimento e humildade.

Adoração a Devī Lakṣmī está muito associada à prosperidade, saúde e harmonia familiar, dos lares e dos negócios.

A Pūjā à Lakṣmī pode ser feito tendo como bases três simples aspectos:

– estar diante de uma imagem Lakṣmī.

– ritual de adoração que inclui oferenda de moedas, flores, frutos, incensos, lamparinas e mantras.

– oferta de alimento (prasāda प्रसाद)  que são consagrados durante a Pūjā e que depois dever ser distribuídos aos presentes no ritual e consumidos.

Pūjā é uma forma direta de se conectar com as deidades na qual o ritual esta sendo dedicado. Pode-se manter um altar especifico para cada deidade ou um altar com várias imagens.  Para um altar dedicado a Devī Lakṣmī você pode cobrir a base do altar com um pano amarelo, colocar uma imagem da Deusa, uma ou duas lamparinas acesas (jyoti) ofertar rosas vermelhas que podem ser colocadas num vaso, colocar uma pequena vasilha com água pura, acender incensos, ofertar moedas pois este é um dos símbolos de Lakṣmī e prāsada com frutas e Pancāmrutam mistura de leite, coalhada, mel, ghee (manteiga clarificada) e açúcar.

Mantra de Lak: mantra de riqueza e prosperidade para o mundo

OM hrim Mahālakṣmyai namah

OM Sri Mahālakṣmyai namah

Bija mantra

Shreem: para riqueza, satisfação e dissipa os sofrimentos.

Hari Om Tat Sat – Daniel Nodari Mahadeva


Ações

Information

Deixe um comentário