Shavásana (postura para relaxamento)

23 06 2011

A idéia deste texto é explorar alguns aspectos do shavásana, postura de relaxamento e descobrir os benefícios que um bom relaxamento pode proporcionar. Este texto não invalida a presença de um professor de Yoga, pelo contrário, é sempre indispensável alguém que lhe dê orientações para a prática do Yoga. Se você tiver algum problema cardíaco, de coluna ou pressão alta, consulte um médico antes de iniciar a prática das posturas ( ásanas). Prevenir é sempre o melhor remédio.

“Deite-se no solo como um cadáver, isso é o shavásana;

remove o cansaço ocasionado pelo outros āsanas e

proporciona descanso à mente.”

(Hatha Yoga  Pradīpikā I:32)

 

 

 

Execução

1-Deite-se em decúbito dorsal (barriga para cima);

2- afaste os calcanhares cerca de um dois palmos de distância um do outro;

3- afaste os braços do corpo (cerca de um a dois palmos) e mantenha as palmas das mãos voltadas para cima.

4- mantenha os olhos fechados durante todo o shavásana.

 

Alinhamento corporal

1-relaxe bem os pés deixando-os caírem para o lado de fora;

2-mantenha-se sempre acordado durante todo o relaxamento;

3-relaxe a mente durante o shavásana, a maioria das pessoas têm grande dificuldade em relaxar a mente nesta postura, é muito mais fácil relaxar o corpo do que a mente, essa é a grande dificuldade no shavásana;

4- uma vez encontrada a posição confortável busque não se movimentar mais;

5- não subestime o shavásana por se tratar de um ásana de relaxamento, a dificuldade consiste em manter a mente acordada e livre da ação dos pensamentos, simplesmente absorvendo os benefícios dos outros ásanas;

6- dez a quinze minutos é um excelente tempo de prática, tempo suficiente para revitalizar todo o corpo.

 

Busque descontrair por completo, observe-se a ordene a si próprio que relaxe as diversas partes do corpo. Aprenda a perceber quais são as partes do seu corpo que possuem maior tensão muscular e ordene que os músculos se soltem a cada exalação. Inicie com algumas respirações bem profundas, lentas, completas e depois deixe a respiração fluir livre e naturalmente, sem interferência.

 

Benefícios

É uma postura altamente revitalizante. “A circulação venosa se processa melhor no corpo todo, o que elimina a fadiga.” (Asana. Swami Kuvalayananda, 139), revitaliza todo o sistema nervoso e é benéfico para os casos de pressão alta.  Indicado nos casos de neurastenia (doença nervosa manifestada pelo enfraquecimento do sistema nervoso, que é provocada pela permanência prolongada em ambientes mal ventilados, alto estresse mental, exposição a emoções fortes e intoxicações por álcool ou tabaco).

 

Pratique o entre ásanas e depois do súrya namaskára assim o shavásana relaxa todo o corpo, revitaliza o sistema, equilibra a energia nas correntes prânicas e elimina qualquer fadiga muscular. Faça um minuto entre os ásanas mais fortes. Praticando por um tempo maior a mente do praticante atinge freqüências de ondas mentais alfa e é esse estado mental que conduz ao efetivo relaxamento muscular. Assim, em pouco instantes, recebemos os mesmos benefícios de um sono reparador pelo fato do cérebro funcionar nessa freqüência mental. Muitas pessoas já acordam com a mente completamente esgotada, isso acontece pelo fato de não entrarem em um estado de sono profundo e não passar pelo padrão alfa de ondas mentais. Não só o relaxamento, shavásana e yoganidrá que promovem essa freqüência alfa, a prática da meditação também gera os mesmo efeitos no cérebro.

 

As freqüências mentais das ondas alfa (7,5-13 Hz) ativam a produção de vários neurotransmissores no cérebro. Exemplificando: uma freqüência média de 10Hz aumenta a produção da taxa de serotonina, um neurotransmissor responsável pela transmissão de informações entre neurônios, que  em equilíbrio no cérebro confere uma vida saudável, capacidade de relaxamento, diminui dores, promove o bem-estar e confere uma real qualidade de vida. A serotonina está associada à regulação de hormônios, equilíbrio de freqüência cardíaca, sono reparador, apetite equilibrado etc. Em déficit gera vários distúrbios, tais como: depressão, transtornos de humor, ansiedade, insônia, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Síndrome do Pânico, obesidade, e em casos mais avançados até a esquizofrenia. Uma boa prática de relaxamento pode curar casos crônicos de insônia. Assim vemos que o shavásana está muito além de um simples relaxamento muscular.

 

Na área emocional confere sensação de leveza para a mente, paz interna e elimina a agitação mental (chitta vritti). Para ampliar o relaxamento físico e principalmente relax mental você repetir o mantra Om ou o mantra de meditação a cada inspiração e a cada exalação.

 

BOM relax !!!

Om Namah Shivaya – Daniel Nodari Mahadeva


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: