Dhauti kriya

1 07 2011

Dhauti, em sânscrito, significa lavar, limpar, purificar, mas quando trata de kriyā do Hatha Yoga, dhauti significa um conjunto de técnicas de lavagem e limpeza do corpo, em especifico das mucosas e órgãos internos. Por mais que essas práticas sejam facilmente encontradas em várias literaturas e em sites de internet, não se aventure em fazê-las pelo simples fato de apenas compreender as suas descrições, busque a orientação de alguém que já as domine e que tenha anos de experiência na filosofia do Yoga, em especifico na prática do Hatha Yoga.

 

A Hatha Yoga Pradīpikā expõe inicialmente o dhauti como a lavagem do trato digestivo. Segundo o texto do Yogi Svātmārāma, autor de tradição Śivaísta da Hatha Yoga Pradīpikā:II:24

 

Dhauti: engole-se lentamente uma tira de pano umedecida, de quatro polegadas de largura e quinze palmos comprimento e se retira em seguida, seguindo as instruções do guru.”

 

Vastra Dhauti: é o nome desta técnica descrita na Hatha Yoga Pradīpikā que visa a limpeza do trato digestivo. A tira de pano deve ser cuidadosamente e previamente limpa para a prática deste dhauti. Observe bem a tira para que ela não solte nenhum fio ou pedaço de linha. A tira de pano deve estar umedecida para a execução do vastra dhauti. Durante o primeiro dia de execução engula somente poucos centímetros, retenha alguns segundos e retire muito vagarosamente para não irritar e nem ferir a garganta. Dia após dia de execução da técnica vá ampliando os centímetros e o tempo de permanência e sempre retirando muito lentamente. Não é necessário executar todos os dias, podendo ser feito três em três dias ou de quinze em quinze dias, dependendo do caso. Sempre é sugerida a ingestão de leite após a execução deste dhauti. O leite atua como um lubrificante para a garganta.

 

Existem ainda outras variações de dhauti:

 

Vaman ou Vamana Dhauti: beba quatro ou cinco copos de água levemente salgada. A água fica semelhante ao gosto da lágrima. Realize alguns ciclos vigorosos de nauli kriyā para estimular o regurgitar, incline-se num ângulo de 90 graus e vomite a água ingerida. Caso não vomitar a água espontaneamente, coloque os dedos médio e indicador na base da língua para facilitar a expulsão da água pela boca. Ideal que seja feito pela manhã e em jejum. Se necessário repita o regurgitar até eliminar toda a água ingerida. A água pode estar em temperatura ambiente ou levemente norma. Espere um período de meia hora para tomar o café da manhã. Vaman Dhauti também é conhecido como vyaghra kriyā, a limpeza do tigre. Este dhauti elimina todos os resíduos estomacais, inclusive excessos de secreções e comida indigesta. Gaja karani e Kunjara Kriyā também são outro nomes desta kriyā, Gaja e Kunjara significam elefante e o jorrar da água pelo regurgitação aludem ao jorrar de água que os elefantes fazem com as suas trombas. Indicado para quem sofre de hipoacidez estomacal. Contra indicado em casos de hiperacidez estomacal, úlceras de estomago e intestinos.

 

Chakshu dhauti: limpeza dos olhos com ablução. Faça uma concha com uma mão e coloque água no espaço da palma da mão. Usa-se água mineral ou água fervida em temperatura ambiente ou levemente morna com uma pitada de sal ou não, também pode-se usar chá de camomila ou soro fisiológico. O chá de camomila em aplicação em forma de compressa, sobre as pálpebras, elimina o inchaço, olheira, cansaço, congestionamento e manchas por isso também é benéfica para ablução ocular. Como fazer: baixe a cabeça em direção a mão e coloque a cavidade ocular sobre a concha da mão. Depois eleve a cabeça buscando direcionar esta água para os olhos. Mantenha o olho bem aberto para que a água envolva bem o olho. Também é possível utilizar um copo de água ao invés da concha da mão. Lave muito bem as mãos para fazer o chakshu dhauti. Depois compense fazendo a ablução com o outro olho. Ideal para fazer após horas de trabalho no computador.

 

Danda Dhauti: limpeza do estomago feito com água. O Dr. M. L. Gharote descreve danda dhauti da seguinte maneira: “use uma borracha indiana tubular de 2 polegadas de comprimento e 1/8 de polegada de diâmetro. Ferva em água. Beba dois copos de água. Engula uma extremidade do tubo. Quando ele passar pela glote, empurre mais adiante. Depois de aproximadamente meio tubo inserido, ele entra no estomago, incline-se um pouco e inale. A água do estomago começará a sair pelo tubo. Quando o fluxo parar, empurre o tubo de um lado para outro de forma que bastante água seja jogada fora. Isso é útil para superar a tendência a secreção de bílis e suco gástrico. Também alivia desconforto respiratório.” (Gharote. Técnicas de Yoga. Pg 63).

 

Danta dhauti: antigamente feito com pó de catechu (também conhecido como

palmeira de betel), utilizando o dedo indicador ou médio da mão direita para esfregar bem os dentes com este pó.

 

Mūla Danta Dhauti: purificar e fortalecer as raízes dos dentes. Para fazer esta kriyā basta pressionar bem os maxilares e depois de alguns segundos descontraia. Essa pressão aumenta o fluxo sangüíneo nas raízes dos dentes, fortalecendo as raízes os dentes. Uma alimentação com sementes duras, que exijam uma pressão dos dentes e dos maxilares, também atua como danta múla dhauti.

 

Mūla Shodhana Dhauti: limpeza do reto, consiste na limpeza, podendo ser feita durante o banho. Utilize sabonete neutro ou simplesmente a própria água corrente. É feito com a introdução do dedo médio no ânus, girando em ambos os sentidos, cuidando unha para não machucar a mucosa do reto

 

Vahnisara Dhauti ou Agnisara Dhauti: Gheranda Samhitā I:19 e I-20: “Pressionar cem vezes o abdômen contra a coluna vertebral. Isto é agnisara ou limpeza com fogo, as enfermidades abdominais são aliviadas e aumenta o fogo gástrico. Conduz ao êxito na prática de Yoga, cura todas as enfermidades do estômago e incrementa o fogo interno.” Este dhauti é feito sempre com os pulmões vazios e com retenção sem ar prolongada.

 

Vātasāra Dhauti: Purificação do estômago utilizando ar.

Segundo o Gheranda Samhitā 1:15-16

“Contraia a boca como bico de um corvo e toma o ar vagarosamente, enchendo completamente o estômago. Movimenta o ar absorvendo e depois força-o a sair pelo ânus.”

“O vātasāra é um processo secreto que produz a purificação do corpo destruindo todos os males e aumenta o fogo gástrico”

Pode-se utilizar Vahnisara dhauti/agnisara dhauti ou nauli kriyā para auxiliar no direcionamento do ar e depois executar sarvāngāsana para expelir o ar. Matsyendrāsana e mayurāsana também auxiliam no processo de eliminação do ar.

 

Vāriāra Dhauti: Purificação do estômago utilizando água.

Segundo o Gheranda Samhitā 1:17

“Enche a boca com água até a garganta, bebendo lentamente. Movimentando a depois pelo estomago e expelindo pelo reto”. Pode-se utilizar vários ciclos de vahnisara dhauti/agnisara dhauti ou nauli kriyā para auxiliar no processo de direcionamento da água pelos intestinos e na evacuação da água.

 

Karna Dhauti: limpeza dos ouvidos. Utilizando o dedo limpo para a limpeza dos pavilhões auditivos. Nos dias de hoje utilize um cotonete para tal finalidade, sem enfiá-lo muito profundamente.

 

Jihva Dhauti: Limpeza da língua. Era utilizado os dedos das mãos para fazer a limpeza da língua. Hoje em dia pode ser feito com uma escova macia ou mesmo com um raspador de língua apropriado.

 

Kapālarandhra Dhauti: limpeza dos seis frontais, região da face e testa. É feito com massageamento na região do intercílio ou com percussão feita com os dedos de uma das mãos nesta região. A massagem é feita com movimentos firmes e circulares. A percussão é feita com firmeza e com uma mesma intensidade de suaves batidas, fazendo uma efetiva repercussão nesta região. Use o dedo indicador, o médio ou ambos os dedos.

 

 

OM namah Shivaya OM – Daniel Nodari Mahadeva


 


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: