Nauli Kriya – massageamento abdominal

16 07 2011

Nauli ou nauli kriyá é uma técnica de difícil execução que exigirá disciplina e paciência. Faz parte das praticas purificatórias do Yoga conhecidas como Shatkarmas (as seis ações purificatórias). Para executarmos a técnica com perfeição, o sádhaka deve possuir uma excelente consciência muscular da região abdominal, aprender a isolar os músculos retos abdominais e depois controlar a contração e descontração desses músculos. Com o controle total desta região, os músculos abdominais se movimentarão da esquerda para direita ou vice-versa, como se fosse “um redemoinho de um rio.”

Nauli kriyá segundo a Hatha Yoga Pradípika:

II:33

“Inclinam-se os ombros para frente, apoiando-se com firmeza as palmas das mãos nos joelhos; move-se o ventre para a esquerda e para a direita como um redemoinho em um rio. Os siddhas chamam esta técnica de nauli.”

II:34

“Esta excelente prática de Hatha Yoga elimina a inércia do fogo gástrico, estimula a digestão, deixa uma sensação agradável e elimina todos os males e desajustes dos humores.”

Nauli kriyá no Gheranda Samhita aparece com o nome de Lauliki Yoga.

1:52

“Mova com energia os intestinos e o estômago de um lado para o outro. Este é o Lauliki Yoga. Elimina todas as enfermidades e aumenta o fogo gástrico.”

A Hatha Yoga Pradípiká fornece as informações iniciais para a execução desta kriyá. Primeiro fique em pé com os pés afastados. Flexione os joelhos e pressione as mãos sobre respectivas coxas, ou seja, mão esquerda sobre a coxa esquerda e mão direita sobre a coxa direita. A pressão das mãos sobre as coxas facilita o isolamento e a movimentação da musculatura abdominal.

Solte todo o ar e inicie as movimentações circulares dos músculos abdominais. Descontraia ombros e pescoço durante a execução do nauli. A cabeça pode ficar naturalmente voltada para frente durante a execução do nauli. Faça sempre sem ar. Precisando inspirar, desfaça as contrações e inspire, podendo elevar um pouco o tronco durante a inspiração. Para fazer uma nova execução, solte o ar novamente, coloque as mãos sobre as coxas e inicie uma nova série.

Por se tratar de uma técnica com um nível elevado de execução, ela não tem como realmente ser ensinada por livros, o ensinamento deve acontecer diretamente de um professor de yoga. O que foi descrito aqui foram os passos iniciais ou simplesmente uma apresentação da técnica para quem ainda não a conhece e para quem já a conhece, não deixa de ser uma revisão dos seus fundamentos.

Técnicas preparatórias:

uddiyana bandha:

Faça um rechaka (exalação) pleno buscando eliminar completamente o ar dos pulmõesa. Uma vez com os pulmões vazios, comprima bem a musculatura abdominal, projetando o abdômen bem para dentro e para cima, como se fosse direcionar a musculatura abdominal para a espinha. Permaneça sem ar durante toda a contração e precisando inspirar desfaça o bandha e inspire.

Vahnisara dhauti (também conhecido de agnisara dhauti ou rajas uddiyana bandha)

Gheranda Samhita 1:20. “Pressionar cem vezes o abdômen contra a coluna vertebral. Isto é agnisara ou limpeza com fogo. Conduz ao êxito na prática de yoga, cura todas as enfermidades do estômago e incrementa o fogo interno.”

Execute este dhauti utilizando a mesma lógica respiratória do uddiyana bandha. Faça uma exalação completa e contraia e descontraia rapidamente a musculatura abdominal. Desfaça as movimentações quando precisar inspirar.

Madhyana nauli: a contração isolada da musculatura central da região abdominal.

Vamah nauli: a contração isolada da musculatura do lado esquerdo da região abdominal.

Dakshinah nauli: a contração isolada da musculatura do lado direito da região abdominal.

Com o domínio dessas cinco técnicas preparatórias, nauli kriyá é facilmente executado. As três últimas descritas, madhyana, vamah e dakshinah nauli, são as que mais exigirão disciplina e paciência.

Benefícios:

Nauli kriyá confere excelentes benefícios ao sistema digestivo e saúde em geral. Regenera o sistema digestivo, beneficia intestinos, fígado, estômago e fortalece musculatura abdominal. Ajuda também na prática de ásanas pois desenvolve a consciência corporal no ponto central de equilíbrio do corpo.

om namah shivaya – daniel nodari mahadeva


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