Kākāsana काकासन (postura do corvo)

30 07 2011

 

 

A idéia deste texto é explorar alguns aspectos do kakāsana, um āsana muscular com apoio do corpo somente sobre as mãos e apresentar algumas dicas para aprimorar a sua prática do kakāsana. O texto não invalida a presença de um professor de Yoga, pelo contrário, à orientação de alguém experiente e qualificado é sempre indispensável para a prática do Yoga. Se você tiver algum problema de coluna ou pressão alta, consulte um médico antes de iniciar a prática de āsanas. Prevenir é sempre o melhor remédio. 

Execução

Agache-se e coloque as palmas das mãos no solo abaixo da linha dos ombros. Eleve os calcanhares, mantenha os dedos dos pés no solo, eleve bem os quadris, mova o tronco para frente, flexione os cotovelos e apóie os joelhos sobre os cotovelos flexionados. Posicione e ajuste os joelhos até sentir bem a distribuição do peso sobre cotovelos, punhos, mãos e dedos. Quando sentir firmeza nos apoios das mãos eleve os pés do solo.

Você pode inicialmente elevar apenas um pé do solo até sentir o equilíbrio do corpo se tornando estável. Uma vez estabilizado o equilíbrio, eleve o outro pé e passe todo o apoio do corpo para as mãos. Este é o kakāsana.

Após elevar os pés, aproxime principalmente os dedos maiores dos pés um do outro, isso confere mais equilíbrio ao āsana.

Os apoios dos joelhos sobre os braços podem ser bem sobre os cotovelos ou até bem próximo das axilas.

Mantenha as mãos voltadas para frente com os cotovelos verticalmente alinhados com os punhos. Para desfazer o kakāsana incline o tronco para trás e apóie os pés no solo.

Após o kakāsana, você pode treinar outras variações de āsanas musculares ou variações do próprio kakāsana e depois finalize permanecendo em balāsana ou shavāsana por alguns instantes. Balāsana: sente sobre os calcanhares, com a testa no solo e os braços soltos no solo ao lado das pernas. Shavāsana: deite-se em decúbito dorsal com pernas e braços afastados do corpo.

 

Alinhamento corporal

-Sinta a distribuição do peso do corpo entre punhos, mãos e dedos das mãos. Você pode deixar os dedos das mãos bem afastados para ampliar as bases de sustentação do corpo.

-Mantenha o rosto e o olhar voltado para frente.

-observe para não manter o peso do corpo somente sobre os punhos. Perceba a importância de firmar bem as palmas e os dedos das mãos no solo para que não haja sobrecarga sobre os punhos.

-Procure explorar o máximo a sua estrutura óssea. Observe-se verticalmente e perceba o equilíbrio e o alinhamento do corpo. Observe pontos de equilíbrio que têm inicio nos quadris e que passam por coxas, joelhos, cotovelos ou braços, antebraços, punhos, mãos até as pontas dos dedos das mãos. Os pés elevados do solo e próximos também auxiliam no equilíbrio e na permanência. Distribuía bem do peso do corpo entre esses pontos e execute o kakāsana utilizando mais equilíbrio do que força muscular.

-Inicialmente você pode até apoiar sobre os cotovelos a parte interna da coxa (região próxima aos joelhos), mas esse tipo apoio pode causar uma pequena sobrecarga na região do pescoço, principalmente nos músculos trapézio.

-Na medida em que fores avançado no kakāsana, procure explorar bem a sua anatomia e os vários tipos de apoio dos joelhos sobre a extensão dos braços. Os apoios podem ser bem sobre os cotovelos até bem próximo às axilas.

-Permaneça confortavelmente o máximo de tempo possível, o próprio corpo é quem determinará o tempo de permanência no āsana, basta apenas voltar à consciência para dentro de si e escutar os sinais do corpo.

-Se após a prática você sentir algum desconforto nos punhos, alongue bem punhos e braços.

Kakāsana também é conhecido como bakāsana ou baka dhyānāsana.

 

Benefícios físico, mental e emocional

Alonga e fortalece punhos, mãos, braços, músculos dos ombros e desenvolve o senso de equilíbrio físico. Amplia muito a capacidade respiratória, fortalece os músculos abdominais e amplia a circulação sangüínea cerebral.

O equilibrio fisico obtido pela prática do kakāsana gera equilibrio emocional e mental enquanto a força fisica desevolve força de personalidade e caráter. Além de ampliar a capacidade de concentração.

Pessoas com pressão alta não controlada, patologias sérias de reumatismo nos braços, problemas cardíacos e trombose cerebral devem estar muito atentas ou mesmo evitar à execução do kakāsana, na dúvida consulte um médico e peça orientação para este caso.

Boa prática e até a próxima – Om Namah Shivaya – Daniel Nodari (Mahādeva)


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: