Ushtrásana उष्ट्रसन (postura do camelo)

13 08 2011

A idéia deste texto é explorar alguns aspectos do ushtrásana, um ásana de flexão para trás da coluna vertebral. Com bastante objetividade, serão abordadas algumas dicas para aprimorar a prática do ushtrásana. Este texto não invalida a presença de um professor de Yoga, pelo contrário, é sempre indispensável alguém que dê orientação no Yoga. Se você tiver algum problema de coluna ou pressão alta, consulte um médico antes de iniciar a prática de ásanas. Prevenir é sempre o melhor remédio.

 

Execução

 

Inicie sentado sobre os calcanhares e depois ajoelhe-se sobre o solo. Faça um pequeno afastamento de até um palmo de distância entre joelhos e os pés. Mantenha o dorso dos pés no solo. Coloque as mãos nos quadris e na medida em que fores exalando vá colocando a palma da mão direita sobre a sola do pé direito e a palma da mão esquerda sobre a sola do pé esquerdo. Caso as mãos não cheguem até a sola dos pés, você pode colocar inicialmente as mãos sobre os calcanhares.

Se mesmo assim esta variação for muito intensa, opte por uma das duas próximas variações que o ajudará na execução da variação mais completa do ushtrásana:

Primeira variação: coloque os artelhos dos pés no solo com as mãos nos calcanhares, isso diminui a intensidade da flexão para trás da coluna, principalmente na região lombar.

Segunda variação: permaneça ajoelhado e coloque as mãos na região posterior das coxas, flexione a cabeça para trás e projete os ombros para trás e para baixo alongando bastante a musculatura da parte alta do peito. Mantenha as coxas na verticalidade em todas as variações do ushtrásana.

Para desfazer o ushtrásana, inspire elevando a cabeça, retire a mão esquerda e depois a direita da sola do pé, ajoelhe-se sobre o solo e depois sente-se sobre os calcanhares. Após o retorno completo compense a flexão para trás da coluna com um ásana de flexão frontal (balásana) ou com o shavásana (deitado com pés e braços afastados do corpo).

O Ushtrásana pode ser precedido ou sucedido por ásanas de flexão frontal da coluna, tais como: paschimottanásana (sentado com perna estendidas e flexionando o tronco sobre as pernas), upavishta konásana (sentado com as pernas bem afastadas e estendidas e com o tronco flexionado frontalmente), padahastásana (em pé, com o tronco flexionado para baixo e com as pernas bem estendidas e unidas) e balásana (sentado sobre os calcanhares, com testa no solo e braços soltos no solo ao lado das pernas). Esses são alguns ásanas para compensar o ushtrásana.

 

Alinhamento corporal

 

-observe uma linha vertical dos joelhos até os quadris, mantendo coxas na verticalidade e não inclinando os quadris para trás.

-projeto o osso externo bem para frente, expandindo bem o peito e caixa torácica.

-distribua bem o peso das mãos nos calcanhares para proteger a região lombar.

-mantenha a cabeça voltada para trás com o pescoço alongando, se tiver alguma sensibilidade na cervical não flexione excessivamente o pescoço para trás.

-lembre-se de nunca ir ao ponto mais avançado nos instantes iniciais de qualquer ásana, deixe os músculos e articulações avançarem de forma bem natural a cada ciclo respiratório.

-sempre sinta muito conforto na execução de qualquer ásana.

 

Benefícios

 

Ushtrásana tonifica os nervos da coluna, confere elasticidade à coluna vertebral, alonga a musculatura peitoral, amplia a capacidade respiratória e pulmonar e estimula sistema endócrino, digestivo, reprodutivo e circulatório. Alivia a constipação e amplia a circulação sangüínea nos órgãos abdominais, principalmente em rins, pâncreas, fígado e bexiga. Estimula o bom funcionamento das glândulas tireóide e paratireóide. Má postura, cifose, ombros caídos e dores lombares são beneficiados consideravelmente com o ushtrásana. Para praticantes com hernia de disco, lesões cronicas em joelhos e ombros, cardíacos, hipertensos e hipertireóideos não são aconselhados longas permanências, ou dependendo do caso evite e a prática dessa postura. Aumenta a capacidade de concentração, auto-estima, auto-confiança e a sensação de bem estar.

 

Boa prática e até a próxima – Om Namah Shivaya – Daniel Nodari (Mahádeva)


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: