Dhanurāsana धनुरासन: postura do arco (bow pose)

22 09 2011

Dhanur significa arco, portanto dhanurásana é a postura do arco. É um ásana de retroflexão da coluna vertebral, deitado em decúbito ventral.

Execução

É uma postura feita deitado de frente para chão, flexione pernas e as mãos seguram os respectivos tornozelos. Com uma inspiração eleve cabeça, projete pescoço e ombros para trás e eleve a parte alta do peito. Joelhos e coxas também devem ficar bem elevados. O corpo fica sustentado pela região abdominal. Para desfazer o dhanurásana, exale descendo pernas, tronco, braços e cabeça.

Focalize a atenção nas regiões abdominal, pélvica e sacra durante o ásana.

Para compensar o dhanurása, você pode utilizar os seguintes ásanas: udara shavásana (deite-se em decúbito ventral ou frontal com pernas afastadas para relaxar a região lombar e deixe os calcanhares se soltarem para os lados de fora do corpo. Braços podem ficar soltos ao lado do corpo ou flexionados para frente com a cabeça sobre o dorso das mãos. Outra boa opção é fazer o balasana logo após este shavasana. Upavistha konasana e paschimottanasana também compensam a região lombar.

Alinhamento corporal

-faça um movimento bem coordenado tanto para iniciar quanto para finalizar o ásana.

-busque sempre expandir bem a caixa torácica a cada inspiração, abra bem o peito e sempre que executar um novo púraka (inspiração) tente elevar-se um pouco mais;

-assim como em qualquer outra flexão para trás da coluna nunca sobrecarregue a região lombar. Contraia, um pouco, glúteos e coxas para preservar a região lombar;

-para finalizar, observe um movimento bem coordenado no retorno; finalize coordenando a descida de coxas e queixo, tocando-os no solo simultaneamente;

-compense as retroflexões com ásanas de flexão frontal, conforme dito anteriormente;

-ao longo da permanência respire profundamente.

Kriyá

Bhrumádhya drishti, exercício que consiste em fazer uma fixação ocular na região entre os intercílios (trikuti), dirigindo assim o olhar para o ájña chakra. Este drishti confere muito mais concentração para a execução do dhanurásana, além de tonificar nervos e músculos óticos.

Anna Maya Kosha (corpo físico)

Atua de forma muito intensa sobre as glândulas endócrinas: tireóides, timo, pâncreas, supra-renais e especialmente nas glândulas sexuais. Além se ser um excelente ásana para aliviar tensões musculares das regiões cervical, torácica, lombar.

Nas mulheres são percebidas melhoras significativas em transtornos e irregularidades menstruais. Restaura e preserva a elasticidade da coluna vertebral estimulando assim todas os seus centros nervosos. Auxilia na redução da constipação,

Kama Maya Kosha (corpo emocional)

Força de caráter, definição de personalidade, auto estima e desbloqueio da área emocional são frutos conquistados com o dhanurásana.

Prána Maya Kosha (corpo energético)

Dhanurásana exerce uma ampla movimentação da coluna para trás, isso estimula a região frontal dos centros energéticos, e por conseqüência, estimulam as suas energias latentes. Plexo solar é altamente estimulado.

Este ásana estimula a região pélvica, por sua vez ativa o chakra básico, que é a sede da Shaktí Kundaliní. O corpo fica praticamente suspenso pela região do plexo solar (manipura chakra) e a alongamento da região peitoral ativa o chakra cardíaco (anaahata chakra), promovendo um equilíbrio na área emocional.

Os quatro centros energéticos ativados no dhanurásana são:

-Mulaadhaara chakra

-Svaadhisthána chakra

-Manipura chakra

-Anaahata chakra

Váyu

O forte estímulo no manipura chakra favorece a distribuição das energias prânicas através de dois ares vitais:

-Samána váyu

-Vyána váyu

Om namah shivaya – Daniel Nodari Mahadev – Om shanti


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: